Primavera Turca: a mais nova manifestação popular no mundo árabe
Vários protestos marcaram as principais cidades da Turquia nesses últimos dias. Em Ancara, Istambul e Esmirna, manifestantes constroem barricadas e atiram pedras na polícia num clima que faz lembrar a Primavera Árabe ocorrida na Tunísia, Líbia, Egito e ainda na sangrenta Síria. O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que os protestos contra o Governo não são uma Primavera Turca.
Após a crise de 1999-2001 e apesar dos conflitos regionais, a economia do país tornou-se bastante dinâmica. O criador do BRICS, Jim O´Niell, elaborou outro grupo de países que podem surpreender o mundo, o chamado MIST, que além da Turquia é composto pela Indonésia, Coréia do Sul e México.
Especialistas políticos acreditam que os atuais confrontos têm sua origem do descontentamento da população a respeito do projeto de lei sobre restrições de consumo de álcool. Outros relacionam com a modificação da forma de governo e passagem da república parlamentarista-presidencialista para república presidencialista, no qual oferece Erdogan boas chances para se tornar nas eleições de 2014 chefe de Estado com amplo poder.
Como compreender que a demolição de um parque no centro de Istambul para a construção de um shopping center foi capaz de despertar um movimento de massa na Turquia?
