Integração Econômica entre o Brasil e a África
A União Africana comemorou nesse mês de maio o seu 50º aniversário. Com uma cerimônia que contou com a presença de vários líderes. Além dos Líderes de Estado do bloco a cerimônia contou com a presença do vice-primeiro-ministro da China Wang Yang, do presidente do Irã, Mahomoud Ahmadinejad, do secretário de Estado americano John Kerry e da presidente Dilma Rousseff.
A União Africana foi fundada em 2002 e é baseada no modelo da União Européia, ajuda na promoção da democracia, dos direitos humanos e do desenvolvimento econômico do continente. O Governo brasileiro anunciou o cancelamento ou renegociação de cerca de US$ 900 milhões em dívidas de países africanos, numa tentativa de estreitar as relações econômicas com o continente.
As transações econômicas entre Brasil e África quintuplicaram na última década, chegando a mais de 26 bilhões no ano passado. Mesmo diante de alguns destaques evolutivos, a precessora da Organização da Unidade Africana ainda apresenta sérios desafios econômicos e sociais.
