Economia Verde x Economia Marrom
Na conferência ecológica Rio+20 realizada pela ONU no ano passado, inúmeros debates foram colocados a respeito do meio ambiente. Dentre os vários temas um obteve grande destaque: a chamada Economia Verde.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a Economia Verde pode ser conceituada como uma economia que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo que reduz os riscos ambientais e escassez ecológica.
O Conceito de Economia Verde não substitui o conceito de desenvolvimento sustentável, porém a realização da sustentabilidade se baseia quase que inteiramente em atingir o modelo de economia limpa. A Economia Verde vai de encontro ao modelo produtivo capitalista da Economia Marrom, no qual se baseia em poluição atmosférica e degradação ambiental.
Será um desafio para a humanidade fazer essa transposição, visto que a Economia Marrom apresenta menos gastos de investimento e possui maior lucratividade, a exemplo do petróleo que ainda é o motor da economia mundial.