Crise na Líbia
Localizada no norte da África, a Líbia possui uma área territorial aproximada de 1,7 milhão de km² e população de 6,1 milhões de habitantes. Com clima mediterrâneo ao longo do litoral e desértico no interior, o país se destaca economicamente em petróleo, gás natural e gesso. Integrante da OPEP, mais de um quarto de seu PIB é retirado do petróleo, contudo há uma deficiência distribuição dos rendimentos, onde a população de modo geral, não é beneficiada da riqueza.
Em fevereiro deste ano, manifestações contra o governo de Gaddafi provocaram a morte de dezenas de civis. A imprensa internacional não foi autorizada a entrar no país e o aeroporto de Trípoli, capital do país, teve suas pistas bombardeadas, dificultando pousos e decolagens.
Antes da Líbia, a onda de protestos em países no Oriente Médio e norte da África, inspirados na Revolução de Jasmim, que derrubou o presidente da Tunísia Ben Ali, também provocou a renúncia do presidente do Egito, Hosni Mubarak, que estava havia 30 anos no poder. Os protestos se espalham também por Jordânia, Iêmen, Argélia, Mauritânia, Marrocos, Sudão e Omã.
.